quarta-feira, outubro 13

Co-produção Internacional


           
  

  ALEIXO GARCIA  FOI O NAUFRAGO DA FRACASSADA EXPEDIÇÃO DE SOLÍS,  QUE SE TRANSFORMA EM LÍDER PARA OS ÍNDIOS. E SÃO ESTES ÍNDIOS QUE LHE REVELAM UM SEGREDO : O CAMINHO SAGRADO PARA UMA TERRA DE MONTANHAS ALTAS, CIDADES DE PEDRAS  PRECIOSAS COM OBJETOS QUE BRILHAVAM . A COBIÇA PELO OURO E A  PRATA FEZ  ALEIXO AVENTURAR-SE POR ESTE CAMINHO TRANSCONTINENTAL, QUE UNIA O PERU AO ATLÂNTICO, SAINDO DE SANTA CATARINA E RECRUTANDO  MAIS DE  DOIS MIL INDIOS, PARA UMA UMA CAMINHADA ÉPICA  POR TERRAS SELVAGENS. ALEIXO CHEGA AS BORDAS DO IMPERIO INCA ONDE SAQUEIA ALGUMAS ARROBAS DE PEÇAS DE PRATA E RETORNA,  SENDO MORTO NO PARAGUAI  EM UMA EMBOSCADA POR INDIOS PAIAGUÁS.




    O CAMINHO DO PEABIRU
                                 E A SAGA DE ALEIXO GARCIA



FICHA TÉCNICA
Número de episódios: seis
Duração : 300 minutos (50 minutos X 6 episódios)
Suporte: HD
Fotografia: Digital no ratio 16:9
Som:  Digital Stereo
Direção: João Garção Borges
Produtores: João Figueiras (Portugal)
                     Liliane Motta da Silveira (Brasil)
Produção:
RTP  e BLACK MARIA (Portugal)
SET CINEMA E TELEVISÃO (Brasil e países sul-americanos)




                                                    A história

Juan Diaz de Solís era  piloto-mor da armada espanhola, sucessor de Américo Vespucio  e foi considerado "el más excelente hombre de su tiempo en su arte". No final de 1515 foi encarregado da missão de descobrir as costas da "Castilla de Oro", um outro oceano [Pacífico] que se dizia existir do outro lado do continente recém-descoberto. A modesta expedição partiu do porto de Sanlúcar de Barrameda, na Espanha, em 8 de outubro de 1515, com três pequenas caravelas e apenas sessenta tripulantes.
No estuário do Rio da Prata, que divide as atuais Argentina e Uruguai, Solis é morto e devorado por canibais. A tripulação decide retornar à Espanha, mas no caminho de volta um dos barcos naufragou em frente à Ilha de Santa Catarina. Entre os sobreviventes estava Aleixo Garcia, um aventureiro português que ficou deslumbrado com as histórias   contadas pelos índios que diziam  conhecer um caminho sagrado que levaria a uma terra longínqua, a oeste, com montanhas altas, onde existiriam muitos objetos que brilhavam, onde o povo usaria roupas e haveria um “rei” de pele mais clara.De posse dessas informações, ainda que vagas e imprecisas, o português Aleixo Garcia, maravilhado com a possibilidade de encontrar significativas riquezas, dedicou-se a organizar uma ousada expedição até aos Andes. No ano de 1523, partindo de Santa Catarina, passando por Guairá, no atual oeste-paranaense,  após trilhar pioneiramente os futuros “Campos de Xerez”, região compreendida entre os rios Aquidauana e Miranda, em Mato Grosso do Sul, cruzou o rio Paraguai, na altura dos Itatins, em algum ponto do atual município
sul-mato-grossense de Corumbá. Em seguida, atravessou o Chaco e atingiu a fronteira leste do Império dos Incas.


 Consta que, com Aleixo Garcia, seguiram quatro ou cinco náufragos, seus companheiros da expedição de Solís e em torno de dois mil índios Guarani, e chegaram até as terras do Império Inca já na região dos Andes, atual Bolívia, oito anos antes da chegada de Francisco Pizarro.
O grupo saqueou uma grande quantidade de metais preciosos e se retirou antes da chegada do exército inca. Aleixo Garcia enviou uma missão a Santa Catarina para levar  amostras das riquezas saqueadas e descrever o sucedido e permaneceu nas margens do Rio Paraguai, com a intenção de reorganizar  seu exército para novas investidas contra os Incas. 

Mas o que restava da expedição foi atacada pelos ferozes Paiaguás, os antepassados dos índios conhecidos como “Piratas do Rio Paraguai, e entre as centenas de mortos, estava nosso aventureiro.
A expedição de Aleixo Garcia, ao cruzar tão vastos territórios, confirmou as possíveis ligações entre o Prata e a região andina, trazendo também a certeza da existência dos tais sonhados metais preciosos, estimulando ainda mais a ambição dos espanhóis que começaram a se preocupar em estabelecer-se na região do Prata e impedir que outras potências européias, principalmente Portugal, pudessem se aventurar e ser bem sucedida na busca de tais tesouros.    


Proposta do projeto
O Projeto “O CAMINHO DO PEABIRU E A SAGA DE ALEIXO GARCIA” foi concebido para ser uma série de TV para distribuição internacional, inicialmente no países envolvidos diretamente na história, Brasil, Portugal, Peru, Bolívia, Paraguai, 
Espanha, Uruguai e Argentina.O tema é original, instigante, e polêmico, capaz de capturar a atenção do espectador desde a primeira cena e de mantê-la de forma intensa e continuada esperando o próximo capítulo.





                                                         Cronograma de execução


                  Pré-Produção: março 2012

                       Produção: abril 2012
                        Filmagem: maio/junho 2012
                         Pós-Produção: setembro 2012
                       Finalização: dezembro 2012




                                            

Um comentário:

  1. só pra constar que não tem contato no blog e pela data eu chuto que esse blog ta parado faz mais de um ano. coloquem um contato! vocês parecem fantasmas!

    ResponderExcluir