sábado, outubro 2

Co-Produção - Longa Metragem






Netto e o D0mador de Cavalos

 2006 / RS
O longa do diretor Tabajara Ruas Netto e o Domador de Cavalos apresenta uma releitura  da mais popular lenda gaúcha O Negrinho do Pastoreio, entremeada com a história do herói farroupilha Antônio de Souza Netto (Werner Schünemann). O cenário remete a 1835 na América do Sul  quando o Brasil ainda era um império escravocrata e o general Netto um republicano que lutava pela libertação dos negros e contra a tirania e a opressão. Esse herói farroupilha participou de todas as guerras de fronteira no Sul do país no século 19. A narrativa se passa no início da Guerra dos Farrapos, quando Netto descobre que Índio Torres (Tarcisio Filho), um antigo parceiro nas guerras do Sul, está preso. Para libertá-lo, alia-se a escravos rebelados, entre eles está Negrinho (Evandro Elias), o melhor cavaleiro da fronteira.

   Ficha Técnica
   Gênero: Drama
   Duração: 95 min.
   Direção: Tabajara Ruas
   Roteiro: Tabajara Ruas
   Produção: Ligia Walper, José Antonio Severo e Liliane Motta da Silveira
   Música: Vitor Ramil
   Fotografia: Ivo Czamanski
   Direção de arte: Liliane Motta da Silveira
   Figurino: Tânia Oliveira
   Edição: Ligia Walper


             O FILME






                             




                                    Locações no Taim – Rio Grande - RS
           Estância do Curtume -  Estância Mirim -  Estância Santa Maria
                             Vila da Capillha – Campo dos Tacurus
                Bosque das Figueiras - Reserva ecológica do Taim.




         O nome TAIM tem origem na expressão "Tai Moing", que significa
                             "cousa pequena em que penso". 
É um amplo complexo de lagoas e banhados costeiros situado entre a margem leste da lagoa Mirim e o oceano Atlântico, próximo a fronteira do Uruguai. 
A formação da região se deu a partir de eras geológicas mais ou menos recentes, em função dos mesmos movimentos de recuo do mar que deram origem ao litoral do Rio Grande do Sul. Neste processo, vastas extensões do oceano ficaram retidas, dando origem ao que pode ser chamado de o maior complexo lagunar da América do Sul, sendo composto pelas grandes Lagoas dos Patos, Mirim e Mangueira, além de banhados e um sistema de lagoas menores. A área constituía-se na parte central de um antigo canal que liga a Lagoa Mirim ao Oceano Atlântico, encontrando-se hoje preenchido por banhados, campos e matas palustres.


 
 



                     

 

Capela do Taim, nome pelo qual é conhecida a Capela de Nossa Senhora da Conceição. Construída, nas barrancas da Lagoa Mirim em 1785, sendo chamada pelos espanhóis " Capilla de São Pedro" por estar no continente de São Pedro. Apesar do aspecto arquitetônico singelo representa a hegemonia da igreja durante o império. Em seu frontispício, encontra-se um "Relógio de Sol".

 




O Taim, é um santuário ecológico onde se reproduzem centenas de aves migratórias.
     

   

 

É o habitat provisório de uma infinidade de aves migratórias e morada de 
centenas de espécies nativas que aproveitam a diversidade de ecossistemas
 ali existente para acasalar e reproduzir. 
 Cercados pelo Oceano Atlântico e a lagoas Mirim e Mangueira, os bichos dão uma espetáculo de cor e movimento, emoldurados por dunas, matas de restinga,
 campos e  muita água. 


     
     

  
O Tratado de Santo Ildefonso, em 1777, estabelece os Campos Neutrais, com a finalidade de fazer limites, um espaço a ser respeitado pelas duas Coroas, Portugal e Espanha.  As populações indígenas, Charrua, Minuano, Arachanes, Yaros e outros,  principalmente o Minuano, foram severamente castigadas pela colonização em seu meio natural.
 Terra de Ninguém”, terra sem dono, terra de qualquer um, terra de todos, os campos neutrais eram povoados com imensos rebanhos e  logo se transformariam na guarida de bandoleiros e vagabundos que circulavam por essas paragens. 
Passou o tempo e as guerras ficaram para trás. 
Marcaram-se as fronteiras   e os lugares viraram cidades..  
                          



                  

        Para garantir a defesa e vigilância da linha fronteiriça, o Império implantou  acampamentos militares, que e foram junto com o empório de comercio, os embriões das povoações locais.







                                              ARTE E CENOGRAFIA 
                                                           O FORTE                    





                              O RINCÃO DAS CARREIRAS





Direção de Arte: Liliane Motta da Silveira
Assistente : Samara Stephanenko

Produtores: Marisa Piernes
Rosane Harter
Leonardo Vargas
Beto Picasso
Luciano Ruas
Rodrigo Módena
Cenotécnicos: Aderaldo Camargo

    Carlão

Equipe de apoio no Taim



O INCÊNDIO DO FORTE 


     
       
                 O FORMIGUEIRO

                     
 


A construção da árvore



  
 Pinturas especiais
                               

       

    
     
     
                                            


             
                 "A savana se desfralda a perder de vista
           ondulando pelas sangas e coxilhas
           que figuram as flutuações das vagas
           nesse verde oceano.
           Mais profunda parece aqui a solidão,
           e mais pavorosa, do que na
           imensidade dos mares."
             



                        José de Alencar, 1870

                                                                  Galeria de Personagens








                                                                        


 

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