Netto e o D0mador de Cavalos
2006 / RS
O longa do diretor Tabajara Ruas Netto e o Domador de Cavalos apresenta uma releitura da mais popular lenda gaúcha O Negrinho do Pastoreio, entremeada com a história do herói farroupilha Antônio de Souza Netto (Werner Schünemann). O cenário remete a 1835 na América do Sul quando o Brasil ainda era um império escravocrata e o general Netto um republicano que lutava pela libertação dos negros e contra a tirania e a opressão. Esse herói farroupilha participou de todas as guerras de fronteira no Sul do país no século 19. A narrativa se passa no início da Guerra dos Farrapos, quando Netto descobre que Índio Torres (Tarcisio Filho), um antigo parceiro nas guerras do Sul, está preso. Para libertá-lo, alia-se a escravos rebelados, entre eles está Negrinho (Evandro Elias), o melhor cavaleiro da fronteira.
Ficha Técnica
O longa do diretor Tabajara Ruas Netto e o Domador de Cavalos apresenta uma releitura da mais popular lenda gaúcha O Negrinho do Pastoreio, entremeada com a história do herói farroupilha Antônio de Souza Netto (Werner Schünemann). O cenário remete a 1835 na América do Sul quando o Brasil ainda era um império escravocrata e o general Netto um republicano que lutava pela libertação dos negros e contra a tirania e a opressão. Esse herói farroupilha participou de todas as guerras de fronteira no Sul do país no século 19. A narrativa se passa no início da Guerra dos Farrapos, quando Netto descobre que Índio Torres (Tarcisio Filho), um antigo parceiro nas guerras do Sul, está preso. Para libertá-lo, alia-se a escravos rebelados, entre eles está Negrinho (Evandro Elias), o melhor cavaleiro da fronteira.
Ficha Técnica
Gênero: Drama
Duração: 95 min.
Direção: Tabajara Ruas
Roteiro: Tabajara Ruas
Produção: Ligia Walper, José Antonio Severo e Liliane Motta da Silveira
Música: Vitor Ramil
Fotografia: Ivo Czamanski
Direção de arte: Liliane Motta da Silveira
Figurino: Tânia Oliveira
Figurino: Tânia Oliveira
Edição: Ligia Walper
O FILME |
Locações no Taim – Rio Grande - RS
Estância do Curtume - Estância Mirim - Estância Santa Maria
Vila da Capillha – Campo dos Tacurus
Bosque das Figueiras - Reserva ecológica do Taim.
O nome TAIM tem origem na expressão "Tai Moing", que significa
"cousa pequena em que penso".
É um amplo complexo de lagoas e banhados costeiros situado entre a margem leste da lagoa Mirim e o oceano Atlântico, próximo a fronteira do Uruguai.
A formação da região se deu a partir de eras geológicas mais ou menos recentes, em função dos mesmos movimentos de recuo do mar que deram origem ao litoral do Rio Grande do Sul. Neste processo, vastas extensões do oceano ficaram retidas, dando origem ao que pode ser chamado de o maior complexo lagunar da América do Sul, sendo composto pelas grandes Lagoas dos Patos, Mirim e Mangueira, além de banhados e um sistema de lagoas menores. A área constituía-se na parte central de um antigo canal que liga a Lagoa Mirim ao Oceano Atlântico, encontrando-se hoje preenchido por banhados, campos e matas palustres.
Estância do Curtume - Estância Mirim - Estância Santa Maria
Vila da Capillha – Campo dos Tacurus
Bosque das Figueiras - Reserva ecológica do Taim.
O nome TAIM tem origem na expressão "Tai Moing", que significa
"cousa pequena em que penso".
É um amplo complexo de lagoas e banhados costeiros situado entre a margem leste da lagoa Mirim e o oceano Atlântico, próximo a fronteira do Uruguai.
A formação da região se deu a partir de eras geológicas mais ou menos recentes, em função dos mesmos movimentos de recuo do mar que deram origem ao litoral do Rio Grande do Sul. Neste processo, vastas extensões do oceano ficaram retidas, dando origem ao que pode ser chamado de o maior complexo lagunar da América do Sul, sendo composto pelas grandes Lagoas dos Patos, Mirim e Mangueira, além de banhados e um sistema de lagoas menores. A área constituía-se na parte central de um antigo canal que liga a Lagoa Mirim ao Oceano Atlântico, encontrando-se hoje preenchido por banhados, campos e matas palustres.
O Tratado de Santo Ildefonso, em 1777, estabelece os Campos Neutrais, com a finalidade de fazer limites, um espaço a ser respeitado pelas duas Coroas, Portugal e Espanha. As populações indígenas, Charrua, Minuano, Arachanes, Yaros e outros, principalmente o Minuano, foram severamente castigadas pela colonização em seu meio natural.
“ Terra de Ninguém”, terra sem dono, terra de qualquer um, terra de todos, os campos neutrais eram povoados com imensos rebanhos e logo se transformariam na guarida de bandoleiros e vagabundos que circulavam por essas paragens.
Passou o tempo e as guerras ficaram para trás.
Marcaram-se as fronteiras e os lugares viraram cidades..
“ Terra de Ninguém”, terra sem dono, terra de qualquer um, terra de todos, os campos neutrais eram povoados com imensos rebanhos e logo se transformariam na guarida de bandoleiros e vagabundos que circulavam por essas paragens.
Passou o tempo e as guerras ficaram para trás.
Marcaram-se as fronteiras e os lugares viraram cidades..
Para garantir a defesa e vigilância da linha fronteiriça, o Império implantou acampamentos militares, que e foram junto com o empório de comercio, os embriões das povoações locais.
ARTE E CENOGRAFIA
O FORTE
O RINCÃO DAS CARREIRAS
Direção de Arte: Liliane Motta da Silveira
Assistente : Samara Stephanenko
Produtores: Marisa Piernes
Rosane Harter
Leonardo Vargas
Beto Picasso
Luciano Ruas
Rodrigo Módena
Cenotécnicos: Aderaldo Camargo
Carlão
Equipe de apoio no Taim
Assistente : Samara Stephanenko
Produtores: Marisa Piernes
Rosane Harter
Leonardo Vargas
Beto Picasso
Luciano Ruas
Rodrigo Módena
Cenotécnicos: Aderaldo Camargo
Carlão
Equipe de apoio no Taim
O INCÊNDIO DO FORTE
"A savana se desfralda a perder de vista
ondulando pelas sangas e coxilhas
que figuram as flutuações das vagas
nesse verde oceano.
Mais profunda parece aqui a solidão,
e mais pavorosa, do que na
imensidade dos mares."
José de Alencar, 1870
Galeria de Personagens
Parabéns pelo blog.;-)))
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